13/07/2020

Dicas de Estudo

“Grandes coisas são possíveis”

Prezados pais e/ou responsáveis e estudantes, esperamos encontrá-los bem!

Estamos iniciando o segundo trimestre e sabemos que essa mudança no método de ensino, que passou de presencial para modalidade a distância em um espaço muito curto de tempo, ainda pede adequação de todos os lados. E estudar em casa pode virar um desafio grande à concentração, principalmente quando se tem à disposição a Internet e todos os seus atrativos, como redes sociais, filmes, séries e jogos. O professor Eugênio Cunha, doutor em Educação, afirma que as famílias têm papel fundamental no novo processo. Sendo assim, saber dosar o período de estudo com lazer, conversas, descanso e refeições é fundamental no processo de aprendizado. Dessa forma, ter um horário preestabelecido ajuda o aluno a se adequar à nova rotina e a desenvolver um método para estudar durante a quarentena. Todavia, ressalta-se que dar apoio não quer dizer que os pais devem assumir o papel de professores, visto que isso gera exigências demais. As palavras a seguir, da professora e colunista de educação Mara Mansani, evidenciam bem essa situação:

“Precisamos compreender que a casa não é escola e que pais não são professores. É preciso orientar as famílias no sentido de manter ou criar uma nova rotina familiar, onde esteja previsto o tempo para estudo. Acredito que até três horas diárias de estudo são suficientes, podendo haver adaptações e dependendo da situação familiar.”

Dicas de Estudo

Para o estudo em casa acontecer, é primordial que toda a família colabore. É importante organizar uma conversa com os filhos e definir: os espaços da casa para os estudos, os horários de estudo e de lazer, o responsável por garantir que o acordo seja cumprido. Depois que tudo isso estiver definido, uma boa ideia é escrever essas regras em um papel que fique em um local visível para todo mundo: pode ser na porta da geladeira, que tal?

Com o período de aulas presenciais suspensas, fica aquela sensação de férias, né? Mas não é bem assim! Quarentena não são férias não! É importante reservar uma parte do dia para se concentrar nos estudos. Assim, ter uma rotina com horários marcados e atividades fixas que se repetem ajuda muito na organização do tempo. E, claro, reserve horários para se divertir e descansar!

Estudo produtivo precisa de foco e atenção. Logo, não dá para misturar TV ou som alto ligado com estudo. Uma dica também é silenciar o seu celular ou colocar em modo avião, pois, com isso, as notificações constantes e as mensagens instantâneas não impedirão você de estudar.

Organize seu plano de estudos diário ou semanal e coloque seus objetivos e metas. Estude um tópico de cada vez. Você pode dedicar as segundas-feiras para fazer revisão de matemática e as terças-feiras para fazer redação, por exemplo. O mais importante, portanto, é não ficar imobilizado diante de um monte de coisas que você tem para dar conta! Por fim, dê um passo de cada vez e siga em frente com o seu planejamento.

Você vai chegar lá! Você está isolado, mas não está sozinho. Conte conosco!

O segundo trimestre promete!!!