25/11/2019

Escola de Felicidade

A Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal/RIEXDF tem envidado esforços no campo da prevenção da automutilação, cyberbullying, sexting e suicídio em todas as áreas, com destacada ênfase nas comunidades educativas, visto que a grande maioria da população adolescente e juvenil se encontra na escola. Os contextos educativos se configuram como extremamente estratégicos para investigação desses fenômenos. Algumas matérias veiculadas pelos meios de comunicação de massa fazem com que a temática ganhe evidência em determinados momentos como, por exemplo, a boneca Momo, o jogo da Baleia Azul, a série dramatúrgica 13 Reasons Why, exibida pelo Netflix em 2017 e segunda temporada em 2018 “que traz consigo uma narrativa espetacular e, por vezes, se distancia da realidade e do comportamento suicida” (SANTANA; RODRIGUES, 2017).

Em 2018, a RIEXDF desenvolveu e implementou o projeto de valorização da vida, prevenção do suicídio, automutilação e cyberbullying, nas escolas do Distrito Federal, alcançando em 2018 mais de 10 mil estudantes, através de palestras, rodas de conversa, cursos, caminhadas e audiência pública. Em 2019 após o lamentável episódio ocorrido na Escola em Suzano a RIEXDF criou a Escola de Felicidade em Brasília, projeto gratuito e voluntário, focado na implementação de ações voltadas à proteção e promoção da vida, criação de espaços de fala para as pessoas, através de 08 projetos: Embaixadores de Felicidade; Cine Empatia; Roda de Felicidade; Diário de Gratidão; Diário de Sentimentos; Diário de Talentos/Flow; Diário de Fracassos e Felicidade Plena.

A Escola de Felicidade em Brasília possui como referencial teórico: Achor, Morin, Bauman, Habermas, Couldry, Foucault, Boaventura, Cortella, Freire, entre outros.

O projeto Embaixadores de Felicidade foi lançado no dia 23 de agosto de 2019 na ocasião do Seminário Vamos falar de prevenção ao suicídio e automutilação na Escola?, realizado no Colégio La Salle Brasília