20/06/2018

Festival Nacional da Criança de Xadrez

Aconteceu, entre os meses de abril e maio, em Florianópolis, o Festival Nacional da Criança de Xadrez (FENAC), considerado o Campeonato Brasileiro de Xadrez até a categoria Sub-14. Pela primeira vez, houve a participação de um aluno do Colégio La Salle Brasília. O aluno Mateus Kwiatkoski Mendes da turma 42, que treina xadrez na nossa escola a um pouco mais de 1 ano. Ele representou o La Salle e o Distrito Federal, enfrentando os melhores jogadores do Brasil entre 9 e 10 anos de idade. Sem dúvida foi uma grande experiência para o nosso atleta, pois além de ter feito parte da delegação com os melhores jogadores da nossa cidade, ainda jogou um torneio bem diferente do que estava acostumado. No FENAC, o tempo de reflexão para cada jogador é de uma hora e meia, podendo acarretar em partidas de até 3 horas! Além disso, por ser um torneio oficial, os jogadores anotam todos os lances que acontecem em suas partidas. Nosso aluno conquistou dois pontos em seis possíveis, ganhando muita experiência e repertório para os próximos torneios. Mas, sem dúvida, o mais importante são as lições aprendidas, histórias vividas, novas amizades e experiências marcantes vividas graças ao Xadrez!

Professor João Henrique