07/06/2018

Ensino Fundamental II

SARAU DE POESIAS

Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras.

No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela.

Existem determinados elementos formais que caracterizam um texto poético - como por exemplo, o ritmo, os versos e as estrofes - e que definem a métrica de uma poesia.

No início do mês de maio, os alunos do sétimo ano matutino - turmas 71 e 72 - leram e discutiram o livro “Desafios de Cordel” de César Obeid. Aprenderam sobre a beleza do cordel e como construí-lo. Fizeram xilogravuras e adaptaram para os cordéis produzidos por eles.

Assim, após os cordéis elaborados, no último dia 18 de maio de 2018, fizemos um sarau de poesia. A decoração da sala foi valorizada pelos cordéis dos alunos. Na oportunidade, contamos com a presença de coordenadores e supervisores que puderam apreciar o recital de poesias e cordéis dos próprios alunos. Contamos também com a participação do aluno do 2º ano do Ensino Médio, Guilherme Cancelle, que declamou alguns poemas de Vinícius de Moraes, Goncalves Dias e Carlos Drummond de Andrade, além de ler alguns poemas criados pelos próprios alunos da turma 71.

Momentos como esse devem ficar guardados na memória, uma vez que a poesia tem poder de abrilhantar e alegrar as aulas de literatura. Vejam agora algumas fotos do dia do sarau.

Atenciosamente,

Profª Fernanda Alves Resende