05/09/2013

Construção da Catapulta no Ensino Médio

A interdisciplinaridade aconteceu na década final do século passado a partir da necessidade de se contrapor a fragmentação causada por uma visão de cunho positivista. As ciências foram divididas em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, um elo entre elas.

Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, “tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social.”

Os objetivos da metodologia do nosso trabalho interdisciplinar são: integrar os conteúdos: passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento e aplicar as competências matemáticas, históricas e físicas na resolução de um projeto mecânico na construção de um protótipo de uma catapulta.

O trabalho consistia em apresentar, após pesquisa e estudo, através de slides o contexto histórico começando com a origem, desenvolvimento e descendências tecnológicas do instrumento que nasceu para a guerra e decidiu a vitória de vários povos.

A partir desta concepção, o grupo de estudantes apresentou os vários modelos e a discussão do projeto da catapulta, buscando solucionar problemas físicos através de análise do lançamento oblíquo, calculando velocidade, alcance, tempo de voo, altura máxima e suas variações com os ângulos de lançamento, informando corretamente, a partir dos dados fornecidos, os gráficos e as leis das funções (constante, afim e quadrática), assim como as fórmulas e cálculos necessários para a resolução.

Ao final, apresentaram o protótipo de um modelo de catapulta, onde foi verificado o alcance exigido de 5 metros. Deste modo, o grupo pode vivenciar a interação entre disciplinas de exatas e humanas, observando a importância do estudo interdisciplinar, buscando soluções para problemáticas teóricas e construções práticas, envolvendo assim o conhecimento, o lúdico e a criatividade.

Todos os estudantes participaram com empenho e alegria.

Professores: Vanessa Mariani, André Chaul e Jane Grey (1ª série do Ensino Médio)