01/07/2013

Eventos

Início de Safra da Noz-pecã

Início de Safra da Noz-pecã

Com a supervisão do Diretor da instituição Ir. Aníbal, iniciou-se a derrubadas das nozes nas terras pertencentes à escola. Várias árvores plantadas há vários anos, encontram-se em completo desenvolvimento e portanto em plena produção da semente. São aproximadamente 35 plantas, entre jovens e adultas que no atual estágio de desenvolvimento podem chegar a produzir uma tonelada de sementes, revelando-se uma excelente alternativa de renda.

Conforme Ir. Aníbal, uma vez colhidas, as sementes são selecionadas por qualidade e tamanho. As que não chegam ter valor comercial, por serem de porte pequeno ou rachadas em função da queda sobre as pedras e calçadas, são descascadas e consumidas no local, já as inteiras e de porte mediano ou expressivo, são comercializados na feira livre na cidade de Xanxerê, ou em mercados da região.
 
É importante salientar que não há produto suficiente para atender a demanda. Ainda segundo Ir. Aníbal, seria necessário haver várias vezes mais a quantidade produzida, para atender aos pedidos. Salienta que talvez em aproximadamente cinco anos, no momento que todas as árvores alancarem o pleno desenvolvimento seja possível atender um público maior.

Tópicos

Safra
< voltar