27/08/2013

Institucional

Agricolinos Lassalistas visitam Ipuaçú

Agricolinos Lassalistas visitam Ipuaçú Grupo realizou visitas em propriedades

A Associação de Amigos e Estudantes da Técnicas Agrícolas (AAETA) organizou, em parceria com o Colégio Agrícola La Salle, uma viagem de estudos na cidade de Ipuaçu, para os alunos das turmas do 3o ano. O objetivo da viagem foi propiciar aos alunos o contato com novos sistemas de produção de leite, suínos, produção de óleo e farinha de origem animal, irrigação de pastagens, plantio de grama e também com alguns manejos diferenciados para sua futura atuação profissional. 


A primeira visita dos alunos foi ao Laticínios Lácteos Brasil LBR Posto de recebimento de Bom Jesus/SC. Lá, os alunos acompanharam os procedimentos que são realizados com o leite desde a chegada do mesmo no posto de recebimento e resfriamento até a saída para uma próxima unidade onde ele será industrializado. 


Na segunda visita, os alunos conheceram a Granja Ceron e Pogerê, em Ipuaçú/SC, cujo proprietário é o professor do Colégio Agrícola La Salle, o Sr. Edivandro Ceron. A granja é totalmente automatizada e tem a capacidade para alojar 4.400 suínos. Ali, existe uma compostagem a qual é responsável pelo destino de parte dos dejetos produzidos na unidade.


A terceira visita foi realizada na empresa Folem, unidade Ipuaçú, a qual tem como principal atividade a produção de Farinha e Óleo de origem animal. Os produtos produzidos na unidade são:


- Farinha de Penas Hidrolisadas (FPH);
- Farinha de Vísceras (FV);
- Óleo de Vísceras; produzidos de vísceras de suínos e de aves.

A primeira visita na parte da tarde foi na propriedade do Sr. Vladimir Fabiani, onde os alunos conheceram uma máquina, desenvolvida pelo Sr. Rafael Fabiani, proprietário da empresa IRRIGAOESTE, a qual realiza o plantio de pastagens perenes como Tifton 85 e Gigs, a partir de mudas que são pré desenvolvidas em bandejas de isopor.


Na última visita os alunos conheceram a propriedade do Sr. Claudiomiro Frantchesk, que tem implantado em sua propriedade um sistema de irrigação de pastagens, garantindo a produção contínua de leite. A área irrigada pelo produtor é de quatro hectares, sendo esta dividida em cinco setores. O produtor irriga um setor por vez no período noturno. 


Os alunos retornaram da viagem satisfeitos, pois o conhecimento adquirido nas visitas as propriedades foi de grande importância para os ajudar em sua futura atuação profissional.

< voltar