02/01/2020

Novos espaços, novas possibilidades

A educação em tempo integral em breve ganhará ares renovados no Colégio La Salle Abel, por meio de um Turno Complementar mais robusto. Atreladas ao ensino de excelência, ao cuidado com os alunos e ao acolhimento, as novidades pedagógicas foram anunciadas para pais e alunos  no ano passado, quando o projeto começou a ganhar vida.

Para desenvolver ainda mais a formação integral dos alunos, levando em consideração os aspectos pessoais, sociais, cognitivos e afetivos, o Colégio iniciou antes da quarentena obras no Centro Cultural La Salle, onde os  estudantes poderão futuramente estar em contato com uma série de novas atividades no período de contraturno.

Se entre as aulas esportivas estavam ballet, capoeira, futsal, ginástica rítmica e judô, agora elas irão se unir a yoga e ao relaxamento. Nas atividades cognitivas, o Colégio investe em raciocínio lógico e na orientação dos estudos, além dos idiomas. Já as atividades culturais, que incluíam teatro e musicalização, se somarão às  atividades manuais de corte e costura, marcenaria, agricultura orgânica e gastronomia.

Eliane Barranco, coordenadora do Turno Complementar, considera as mudanças importantes para o desenvolvimento dos alunos. “O projeto busca, através dessas atividades, a integração entre estudantes, educadores, meio ambiente, e sustentabilidade”, conta Eliane, acrescentando que esse trabalho “prioriza o respeito e a conscientização da vida em comunidade, onde todos devem ser ouvidos e respeitados”.

Além das habilidades que as atividades ampliam, o Colégio La Salle Abel está atento, também, ao olhar cuidadoso para com o mundo que envolve as crianças. “Visamos um movimento de desaceleração da vida cotidiana, possibilitando formação e crescimento intelectual do estudante”, discorre Eliane.

O Turno Complementar contará igualmente com horários de recreação, acompanhados por profissionais da casa, e com  brincadeiras que visam trabalhar  com os alunos a cooperação, a atenção, a compreensão de regras, a criatividade, o respeito e a empatia. Ampliar a atuação dos estudantes para além dos muros da escola e salas de aula é o que vem por aí. Confira abaixo imagens das plantas dos novos espaços. O projeto é assinado por Paula Brasil e Patricia Oberlaender.

Por: Camila Reis| Revisão: Luiza Gould

Comunicação e Marketing Colégio La Salle Abel