26/09/2019

Encontros para ficarem registrados na memória

“Os avós e familiares que lá estavam puderam sentir a energia das crianças. A música é magia, é emoção; é a arte do encontro. Percebo que cada vez mais há a percepção de que a arte nos move e nos toca enquanto seres humanos. Ver a reação e emoção do público é perceber que o processo de sala de aula, o dia a dia, cada passo dado pelos alunos vale a pena”. Foi assim que a professora de musicalização Bhia Tabert, responsável pelas turmas da 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, descreveu as apresentações de homenagem aos avós deste ano. O projeto que surgiu em 2018, com o objetivo de mostrar às famílias as produções do 5º ano relacionadas ao tema “Prevenção e Combate ao Bullying”, se expandiu para o toda a Educação Infantil (EI) e o Ensino Fundamental I (EF I), e chegou ao Teatro Abel.

Desta vez, os jovens lassalistas apresentaram tudo o que aprenderam nas aulas de musicalização desde o início de 2019. Através de um repertório variado, que foi desde “Asa Branca”, clássico de Luiz Gonzaga, à música popular de uma geração mais recente, com “Versos Simples”, do Chimarruts, eles cantaram, interpretaram, fizeram coreografias e tocaram instrumentos. O evento também teve canções em inglês e um momento de contação de histórias realizado pela coordenadora do Projeto Bilíngue, Renata Peixoto.

“O projeto foi realizado com o objetivo de trabalhar a questão da afetividade, do abraço, de aproximar as diferentes gerações de uma família. A partir daí surgiram as ideias e o repertório”, explicou o prof. Gustavo Smis (Educação Infantil, 1º e 2º ano), mencionando a dedicação de toda a equipe pedagógica. “Queríamos mostrar as nossas vivências em sala de aula e a vontade de conectar as famílias com as crianças. Isso resultou na grandiosidade do nosso trabalho, que foi simples, objetivo, mas alcançou os corações”, destacou.

O diretor do La Salle Abel, Ir. Jardelino Menegat, e as coordenadoras pedagógicas Mary Wermelinger (EI) e Carolina Pimenta (EF I) também dialogaram com o público, citando poemas e memórias, numa programação que levou a plateia a resgatar as recordações e os momentos significativos vivenciados em família. Após o evento no Teatro, os pequenos lassalistas estavam esperando nas salas de aula para encontrar os vovôs e as vovós e participar de um lanche comemorativo com eles.

A homenagem foi aprovada por Tereza e Roberto Carvalho, avós de Danilo Tavares (2º ano F). Para Tereza, o evento foi “um momento de memórias e inesquecível que passamos ao lado do nosso neto”, afirmou. “Gostei da poesia da coordenadora [Carolina Pimenta], foram umas palavras muito bonitas de aconchego e acolhimento para nós, avós. Também adoramos as músicas. Foi tudo perfeito”.

Ao falar das suas recordações, Roberto disse com propriedade: “ser avô ou avó é participar da formação do neto”. Ele contou que estuda com Danilo frequentemente e que o menino “cobra muito” nesse aspecto: “Ele quer chegar em casa e fazer logo o exercício, fica angustiado enquanto não faz”. Tereza complementou: “[Danilo] é curioso e muito inteligente, tem muita vontade de saber. Ele pergunta tudo”.

O desafio do palco

Mas se os estudantes já trabalhavam com instrumentos como flauta, pandeiro e triângulo desde o início do ano e/ou estavam acostumados ao repertório, cuidar de sincronia, ritmo e interpretação em frente a tantos olhares constituiu um novo desafio. “Para muitas crianças, foi a primeira experiência de subir no palco de um teatro, com luzes, cortinas abrindo e plateia aplaudindo. Isso tudo causa nervosismo, emoção, e é uma experiência que não tem preço, que vai ficar registrada na memória deles para sempre”, relembrou Gustavo Smis.

Destacando a abertura dos estudantes ao novo, Bhia Tabert concordou: “Conseguir envolver todos os alunos, independentemente de níveis de aprendizado é desafiador. Mas eles são muito receptivos às novidades e estão atentos e animados com possibilidade de fazer música conjuntamente. Nesse sentido, creio que os desafios foram superados”.

Habilidades como a sincronia, a interação com o outro e a prática de instrumentos são pontos-chave das aulas de musicalização, que são voltadas para o desenvolvimento integral do sujeito, proposta pedagógica da Rede La Salle. Através de experiências sensoriais e lúdicas, eles começam a conhecer, de acordo com o ano de escolaridade, propriedades como ritmo, tempo, melodia, harmonia, notas musicais, além do controle motor. “Os alunos estão bastante envolvidos com as atividades e, por utilizar instrumentos, eles ficaram ainda mais encantados e animados com a proposta musical”, apontou Bhia.

Clique aqui para acessar as fotos do evento

Por Maria Clara Araújo

Revisão: Camila Reis