11/12/2018

Ir. Amadeu recebe título de Doutor Honoris Causa

Na última quinta-feira (06/12), o Irmão Amadeu, diretor do La Salle Abel por mais de 40 anos e um dos idealizadores do Unilasalle-RJ, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, em cerimônia realizada no centro universitário. Para representar Silvino José Fritzen (1920-2016), esteve presente na solenidade o seu sobrinho, sr. Elbio Fritzen. Também foram homenageados o Irmão Ignácio Lúcio Weschenfelder e o Irmão Israel José Nery.

A programação foi iniciada com uma Missa de Ação de Graças, celebrada pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, que também fez parte da mesa de autoridades da Cerimônia de Outorga de Títulos, realizada a seguir. Nesse sentido, também estiveram presentes o Reitor do Unilasalle-RJ e Diretor do La Salle Abel, Ir. Jardelino Menegat; o Pró-Reitor Acadêmico e Vice-Reitor, Prof. Ronaldo Gismondi; o Pró-Reitor de Desenvolvimento, Prof. Hugo Amazonas; e a decana do Unilasalle-RJ, Profª Mary Rangel.

Em discurso, a afilhada e sobrinha-neta do Ir. Amadeu, Danielle Fritzen, relembrou o exemplo e a vida do educador que dedicou seus serviços aos valores cristãos inspirados por São João Batista de La Salle.

Irmão Amadeu Egydio nasceu no dia 1º de novembro de 1920 em Montenegro (RS), cidade que hoje se chama São Vendelino. No ano de 1934, iniciou sua formação religiosa em um seminário em Canoas (RS) e, em 1946, fez sua profissão perpétua. Já foi responsável pelas funções de Diretor de Educação Superior, Provincial e Presidente da Associação Brasileira de Irmãos Lassalistas (ABEL). Além disso, fez parte da Conferência de Religiosos do Brasil (CRB), da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos (CLAR); e, em 2014, recebeu a Medalha José Clemente Pereira, maior comenda concedida pela Câmara Municipal da cidade de Niterói.

O Irmão Ignácio Lúcio Weschenfelder foi o segundo reitor do Unilasalle-RJ entre os anos de 2006 e 2014, período em que a instituição alcançou o título de Centro Universitário, junto ao MEC. Inaugurou o Centro Educativo e de Promoção La Salle (CEPLAS), atual Escola La Salle Rio de Janeiro, e atualmente é Diretor da Comunidade La Salle e Supervisor Administrativo da Escola Celina Del Tetto, em Ananindeua (PA), fruto do convênio entre a Rede La Salle e a Diocese de Belém.

Já o Irmão Israel José Nery, autor de 72 livros e mais de 500 artigos, já foi Diretor Nacional de Catequese e Coordenador da Campanha da Fraternidade na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além disso, foi representante do Provincial Lassalista no Chile (1988 – 2003) e participou da Missão La Salle em Moçambique (1992). Atualmente, é Diretor da Comunidade Religiosa e Assessor do Colégio La Salle São Paulo.