03/12/2018

1ª Eucaristia 2018

O sacramento da Eucaristia, presença viva de Jesus Cristo, é fonte de alegria e santidade na caminhada de cada cristão e o convida a ser membro de uma “Igreja em saída”, levando o amor de Deus para a vida do outro, como nos ensina o Papa Francisco.

Nesse sentido, no último sábado (01/12), 150 alunos do La Salle Abel receberam esse convite, após perseveraram uma trajetória de dois anos, a catequese, e comungaram o Corpo de Cristo pela primeira vez, na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração (Santuário das Almas). Ponto alto dessa preparação, o Retiro da Catequese, realizado no mês de novembro, relembrou o que foi partilhado nas reuniões semanais. Os pequenos lassalistas receberam o sacramento da Penitência e participaram da Partilha do Pão e do Vinho, atividade que teve como objetivo relembrar a Santa Ceia instituída por Cristo. Além disso, cada aluno recebeu uma flâmula, a qual foi personalizada e marcada com tinta pelos outros colegas, momento que levou todos a refletirem sobre o sentido de comunidade e sobre as marcas que cada pessoa deixa na vida do próximo.

A vida comunitária é um dos pilares da catequese, onde os alunos criam vínculos e compreendem o sentido da fraternidade; seguida pelo conhecimento e pela prática da Palavra de Deus; e pela participação na missa catequética semanal, a celebração eucarística, que agora será vivenciada de uma forma diferente pelos pequenos lassalistas.

Em Audiência Geral realizada em março deste ano (https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2018/documents/papa-francesco_20180321_udienza-generale.html), o Papa Francisco falou do significado desse momento na vida de quem recebe a Eucaristia: “Somos nós que nos movemos em procissão para receber a Comunhão, caminhamos rumo ao altar em procissão para receber a Comunhão, mas na realidade é Cristo que vem ao nosso encontro para nos assimilar a si. Há um encontro com Jesus! Nutrir-se da Eucaristia significa deixar-se transformar naquilo que recebemos”.

Parabéns aos nossos alunos e suas famílias por esse grande passo na sua caminhada cristã!