02/07/2018

Abertura da 39ª Abelíada

Em cerimônias realizadas na manhã e da tarde de hoje, alunos, responsáveis, professores e colaboradores participaram da Abertura da 39ª edição da Abelíada, o maior evento esportivo do nosso Colégio! Com alegria e entusiasmo, os presentes assistiram ao tradicional desfile que contou com a entrada dos alunos e das equipes esportivas do La Salle Abel.

O coordenador de Pastoral, Prof. Delano Costa, deu boas-vindas aos presentes e destacou o valor da Abelíada no processo de formação dos nossos alunos: “Em sua longa tradição educativa, a rede La Salle sempre deu importância à prática esportiva. Por ela, é possível formar o caráter da criança e do jovem, além do mais é uma oportunidade para trabalho em equipe e desenvolvimento de várias dimensões. Durante os jogos, somos convidados a cultivar o espírito olímpico de respeito pelos colegas e vivenciarmos os valores lassalistas da fé - fraternidade e serviço!”.

Em seguida, entraram o Pelotão das bandeiras do Brasil, do Rio de Janeiro, de Niterói, do La Salle Abel, além da bandeira Olímpica; do Pelotão dos Estudantes (EFI, EFII e EM); e, por último, do Pelotão das equipes de vôlei, basquete, handebol, futebol e futsal do Colégio. Após o desfile dos alunos, todos se prepararam para a execução do Hino Nacional e para o hasteamento das bandeiras.

A pira olímpica foi acesa pelo ex-aluno Renan Carvalho “Cabelo”, que atualmente é atleta da Seleção Brasileira de Beach Handebol, pela qual conquistou os títulos de campeão brasileiro e pan-americano. Já a Nina Borges Pessôa (9º ano - manhã), campeã brasileira na Vela, e o aluno Victor Hugo Terleski dos Santos Pereira, 6° ano - tarde, fizeram o juramento do atleta.

E, para declarar aberta a 39ª Abelíada, o diretor do La Salle Abel, Ir. Marcelo Piantkoski, dirigiu um breve discurso para os presentes. As competições acontecerão até a sexta-feira, dia 13 de julho.

A Abelíada é realizada no Colégio desde o ano de 1979 e tem o objetivo de incentivar a prática esportiva, aliando fé, cultura e vida como forma de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.