07/03/2018

Projeto Metodologia de Estudos (SOE)

Ao longo da semana passada, as turmas do Ensino Fundamental I e II participaram do Projeto Metodologia de Estudo desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE). O objetivo da atividade é orientar os alunos para a necessidade de adquirir hábitos de estudo, e organizar a rotina diária para um melhor desempenho escolar.

Um aspecto muito destacado pelas orientadoras educacionais é a questão da absorção e fixação do conteúdo que, para ocorrer de maneira satisfatória, deve ser praticado não só na escola como também em casa. Pensando nisso, foram listadas cinco dicas de como estudar: escrever, pois é uma forma de lembrar e ajuda a memorizar o assunto; visualizar mentalmente, pois quando o ser humano quer guardar algo, faz uma espécie de foto; fazer associações, pois facilita armazenar informações relacionando-as com imagens ou outros estímulos; repetir, pois ao repetir uma informação, ela é processada novamente pelo cérebro; e adotar o calendário, pois os conhecimentos são melhor organizados pelo cérebro com os padrões de dias e semanas.

Os alunos se mostraram muito empenhados com o Projeto e com a ideia de melhorar a qualidade do seu processo de aprendizagem. Confira o relato de dois estudantes:

“Eu achei o projeto muito bom. Realmente ajuda os alunos, porque no começo do ano todo mundo precisa de um guia para estudar, porque ainda está todo mundo meio perdido, principalmente depois do carnaval. Eu achei que pode ajudar bastante.” - Sofia Diniz – 9º ano G

“Eu gostei do projeto da escola porque auxilia alguns alunos que têm muitas dificuldades em estudar algumas matérias. Eles conseguem ajudar outros alunos que são ruins em outras matérias e cada um vai se ajudando, para todos irem aprendendo.” - Carlos Alexandre – 9º ano A