Pastoral Escolar Equipe da Pastoral

Pastoral Escolar

O Serviço de Pastoral no Colégio La Salle Abel é uma proposta de concretização da mensagem de Jesus Cristo em fidelidade à Pedagogia Lassalista. As atividades pastorais perpassam todas as instâncias e âmbitos escolares efetivando, assim, a Escola em Pastoral, que cuida da formação dos alunos em suas diversas faixas etárias, das famílias e de todos os educadores. Os projetos desenvolvidos têm caráter evangelizador, uma vez que englobam ações que buscam fortalecer e gerar uma relação construtiva consigo mesmo, com o outro, com Deus e com a natureza.

 

 

Pastoral La Salle Abel

Conheça alguns projetos da Pastoral do La Salle Abel

 

Catequese – Preparação para Primeira Eucaristia 

Como Escola Católica, queremos oferecer aos nossos alunos a possibilidade de conhecer Jesus mais de perto, através do Sacramento da Eucaristia. Em comunhão com a Igreja local temos a alegria de possibilitar aos nossos alunos, a partir das turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, a experiência do encontro com Deus durante dois anos em encontros semanais. Nesse período, o catequizando é iniciado nas celebrações litúrgicas e na vivência comunitária da fé. 

Pajula - Pastoral da Juventude Lassalista 

A Pastoral com os adolescentes e jovens é uma ação que busca a evangelização das juventudes no ambiente escolar. Vivendo em comunidades, trabalhando e desenvolvendo uma formação integral e de metodologia própria, os jovens da Pajula buscam ser testemunho vivo de Jesus Cristo. Através de encontros sistemáticos e em grupos de reflexão por ano escolar, a Pastoral da Juventude Lassalista tem como objetivo promover a formação humana e cristã.  As experiências alimentam, fortalecem e personalizam a fé para que os participantes possam vivê-la de forma permanente na comunidade, onde o protagonismo juvenil é destacado. Os grupos da Pajula são oferecidos do 6° ano do Ensino fundamental à 3ª série do Ensino Médio, por meio de encontros semanais.  

Voluntariado

O grupo de Voluntariado é oferecido aos alunos do Ensino Médio por meio de encontros semanais e tem como objetivo incentivar a cidadania mobilizando os estudantes em prol de atitudes solidárias. Como Lassalistas, temos como base primordial os ensinamentos de Jesus, sob o carisma deixado pelo nosso fundador São João Batista De La Salle e, no voluntariado, o nosso maior objetivo é poder contribuir para uma sociedade mais justa e por um mundo melhor.  

ONG TETO

A TETO é uma Organização Não Governamental (ONG) que tem como propósito a superação da extrema pobreza através da formação e da atuação conjunta entre os moradores das comunidades atendidas e os voluntários. Uma das primeiras ações da instituição, ao iniciar campanhas, é a construção de casas emergenciais para as famílias consideradas em situação de vulnerabilidade. Em parceria sólida entre a ONG e nossa escola,  oferecemos aos alunos do Ensino Médio essa experiência que acontece uma vez por semestre. 

Vivência litúrgica e sacramental 

Como escola confessional, destacamos a centralidade da fé em Jesus Cristo por meio da espiritualidade lassalista. Os momentos acontecem através das celebrações, orações, reflexões e comemorações das datas festivas como a Campanha da Fraternidade, a Páscoa, a Semana de La Salle, a Coroação de Nossa Senhora, o mês vocacional, o mês da bíblia entre outras celebrações. As missas e oração do terço  acontecem quinzenalmente, de forma alternada, às quartas-feiras, às 18h30, na capela da escola.  

Jornadas de Formação 

São momentos de formação humana, pessoal e grupal entre os alunos, por meio de temáticas pertinentes a cada ano de escolaridade. As vivências acontecem separadas por turma e acontecem uma vez por ano, seguindo a organização do calendário pedagógico. 

 

 

 

 

 

  • Pajula
    fechar

    Pajula

    Proporciona a formação humana e cristã para crianças e jovens fomentando o protagonismo infanto-juvenil, despertando para o compromisso social e vivência do amor por meio de atividades de interação com outros jovens.
     
    Local: Centro de Pastoral ( Público-alvo: 6° ano EF a 3° série/EM) | Encontros semanais  

    • .
  • Voluntariado
    fechar

    Voluntariado

    O Grupo de Voluntariado têm como objetivo incentivar a cidadania, mobilizando os estudantes lassalistas em prol de atitudes solidárias em prol de uma sociedade mais justa e solidária.
     
    Local: Sala de Pastoral do EM | Público-alvo: 1° série a 3° série EM | Encontros semanais  

     

    • .
Pastoral Escolar

Contato

Antônio Lucena (Coordenador de Pastoral)
 
Pe. Antônio Sobrinho (Capelão)

Ariadni (Animadora de Pastoral)

Ingrid Toscano (Animadora de Pastoral)

Ramon Perrout (Animador de Pastoral)

 

 

Telefone

21 2195-9800

Atendimento por E-mail

pastoral.abel@lasalle.org.br