18/09/2018

Alerta sobre os fenômenos “Momo” e “Doki doki”.

Niterói, 18 de setembro de 2018.

Assunto: Alerta sobre os fenômenos “Momo” e “Doki doki”.

Estimados pais e responsáveis, Saudações Lassalistas!

O Colégio La Salle Abel, atento aos assuntos que afetam o ambiente escolar e circulam entre os jovens, ALERTA para o recente fenômeno da internet chamado de “a boneca Momo”, que surgiu a partir da escultura de uma criatura magra, de olhos arregalados, que se assemelha a uma “mulher-pássaro” e faz referência a uma lenda japonesa.

O fenômeno em questão, que tem como público principal os jovens em idade escolar, circula nas redes sociais e nos aplicativos de celular (Whatsapp), e baseia-se em desafios que incluem tarefas como a automutilação, a ingestão de medicamentos e o suicídio.

Além disso, há notícias de que as crianças e os adolescentes são estimulados a telefonarem para a “Momo” e, nessas conversas, são induzidos a repassarem seus contatos e informações pessoais para indivíduos que agem de má-fé através de perfis falsos na internet.

Destacamos também o fenômeno “Doki doki”, que é considerado um tipo de literatura ou jogo, mas que se assemelha aos riscos citados sobre o “Momo”.

Com o acompanhamento contínuo do Serviço de Orientação Educacional o Colégio tem se mobilizado e está atento aos movimentos dos alunos. Para isso, promove rodas de conversa com o objetivo de esclarecer e orientar os estudantes.

De qualquer modo, é necessário que a família esteja cada vez mais próxima de seus filhos, aberta ao diálogo e atenta a essa armadilha virtual que ameaça os jovens aproveitando-se de sua inocência.

Orientamos, também, que as famílias fiquem atentas para possíveis mudanças bruscas de rotina e comportamento ou manifestação de atitudes atípicas na relação com suas crianças e adolescentes.

O Colégio La Salle Abel ressalta, ainda, que proporciona acompanhamento individualizado aos alunos, orientando-os para assumirem a conduta de aproximação com seus pais e/ou familiares e relatarem qualquer sentimento ou situação adversa.

Certos da atenção de todos, o Colégio fica à disposição para possíveis esclarecimentos.

Viva Jesus em nossos corações! Para sempre!

Fraternalmente,

Irmão Marcelo Piantkoski, fsc